sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

ALUNOS, FUNCIONÁRIOS E PAIS ENCERRAM O ANO DE 2012 COM UMA PROGRAMAÇÃO MUITO LEGAL E DIVERTIDA.


Natal é nascimento de Jesus. Ano Novo é nascimento de uma nova esperança. Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria; É o espírito de doce amizade que brilha todo o ano. É Consideração e bondade, é a esperança renascida novamente, para a paz, como também para a harmonia entre os homens.

Foi essa a mensagem que recebemos ao visitar a casa do Papai Noel no Parque Leopoldo Moritz com as palavras do bom velhinho, da sua companheira e das atividades de lazer que tivemos com o Douglas e com a Maiara.

Em seguida, fomos a Praça do Sesquicentenário, onde nos divertimos muito com as brincadeiras no parque, com as atividades na academia e também com a leitura de vários livros do Ponto de Leitura.

E dando continuidade a nossa programação, passeamos no centro da cidade, observamos detalhadamente as decorações natalinas, todos os alunos quiseram visitar a farmácia Lindoia para verificar o seu peso e assistimos parte da missa das dezenove horas na igreja matriz São Luís Gonzaga.

Ao sairmos da igreja às vinte horas nos dirigimos a pizzaria Italianinha para nos deliciar de um rodizio juntamente com pais, parentes, ex-alunos e amigos da comunidade. Foi um momento de confraternização muito especial, pois nada melhor do que aproveitar essa época do ano para festejar os laços de família, de amizade e de felicidade.

Ao sairmos da pizzaria às nove horas e trinta minutos, nos dirigimos todos a escola, pois fizemos a noite do soninho e foi maravilhoso porque recebemos a visita de um casal bem simpático de papais noéis. E lá após a meia noite, como todos os anos apareceram uns monstros assustadores que no final se tornaram nossos grandes amigos.


Ao acordar, lá por volta das sete horas e trinta minutos, tomamos um delicioso café com cachorro quente, doce de natal e de fubá, revelamos amigo visível, entregamos os documentos e nos despedimos de mais um ano de grandes realizações que tivemos.

Que neste Natal a bondade permaneça nos corações, e que em 2013 tenhamos novas conquistas.


Alegria da chegada ao Parque Leopoldo Moritz
Como aqui está tudo muito bonito!!!
A maior alegria... caminhar sobre a ponte.
Momentos de lazer com o Douglas e Maiara
Diversão e alegria na...
Praça Sesquicentenário

Na pizzaria Italianinha...
com familiares e amigos
Estava muito gostoso
Chegada dos papais noéis
Distribuição de balas por volta das 23 horas
Visita dos monstros após a meia noite
Enfim... um sono maravilhoso!!!

Momentos de diversão e de aprendizagem.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

NATAL SOLIDÁRIO

Magnus realiza Natal da Solidariedade com os seus afilhados na tarde do dia seis de dezembro!


Então é Natal
E o que você fez?
O ano termina e nasce outra vez(...)
E então é Natal
Pro enfermo e pro são
Pro rico e pro pobre
Num só coração (…)


Estes versos da eternizada canção de John Lennon e Yoko Ono, com versão de Cláudio Rabello, podem até não ser lembrados pelas pessoas que se desdobram para levar um pouco de alegria a tantas outras nesta época do ano. Elas não se esquecem que, sem atitudes solidárias, o Natal seria só mais um dia de desolação para quem vive distante do poder de consumo e até mesmo de carinho.

Em troca de sorrisos de gratidão, anônimos se transformam em Papai Noel, no sentido mais amplo do termo, para praticar a caridade. O policial militar Darlei dos Reis Magnus, caracteriza bem esse tipo de gesto. Há cerca de oito anos ele adotou a escola Adelina Zierke.

O soldado Magnus conheceu a escola, como policial, ministrando palestras e o que chamou a atenção dele foi o empenho dos alunos e dos profissionais frente à Unidade Escolar.

Os alunos sempre tiveram muita curiosidade sobre trânsito, drogas e principalmente sobre a rotina de um policial. Ficavam fascinados ao conhecer os equipamentos que são usados na Policia Militar, tais como algemas, tonfa, coletes a prova de bala, rádios de comunicação, etc.

Magnus diz que a festa é uma ideia simples, que custa pouco para quem faz, mas que é valiosa para as crianças que recebem.

Mas quem pensa que é só no Natal que o soldado Magnus lembra as crianças está enganado. Seu trabalho se estende o ano todo, e em datas como Páscoa e Dia das Crianças, o policial procura estar presente, sempre proporcionando alguma coisa às 21 crianças da escola.

O policial não gosta de falar desse seu lado solidário nem sobre o trabalho junto às crianças que ele adotou como padrinho, mas faz questão de ressaltar que se engana quem pensa que para ajudar os outros é preciso ter muito dinheiro. O que diferencia a pessoa solidária é apenas a vontade de fazer algo para tornar a vida do próximo melhor.

Quando ele se reúne com os alunos nessas datas festivas, todos viram crianças, ninguém é diferente de ninguém. E esses encontros não são apenas uma festa. É conversado a respeito das datas em questão, do significado delas. Agora no final do ano, ele faz questão de mostrar aos pequenos que o Natal não é apenas uma festa do consumo, dos presentes. Ele tenta passar para as crianças, o verdadeiro significado do Natal, destacando que o mais bonito nesta festa é a atitude de manter o coração aberto à fraternidade entre as pessoas.

Padrinho da escola desde 2004
Magnus é um grande amigo
Uma aula sobre prevenção.
Nos ofereceu um delicioso lanche
Cada aluno recebeu um lindo presente
Olhem só que maravilha!!!!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

INTERCÂMBIO

COLÉGIO SÃO LUIZ E ESCOLA ADELINA ZIERKE EDUCAM PARA A CIDADANIA.


O trabalho em parceria que a Escola de Ensino Fundamental Prof Adelina Zierke, localizada no bairro São João, mantém com os terceiros anos do Colégio São Luiz, Centro, desde 1998, recebeu continuidade na tarde da última quarta feira, 5, quando os alunos da escola foram ao colégio para juntos comemorar o Natal Solidário.

Em abril os alunos da escola foram visitar o Colégio e tiveram acesso a diversos jogos educativos na sala de informática, fizeram atividades na quadra de esportes, o auditório, no qual assistiram naquele “telão” um lindo filme, além do lanche maravilhoso que os amigos ofereceram.

Em junho os alunos do Colégio visitaram a escola, onde foi organizado um piquenique indo até o microssistema do Samae em meio a natureza. Fizemos uma verdadeira trilha ecológica. Nestes encontros , todos os alunos têm a oportunidade de trocarem experiências pois, apesar de residirem na mesma cidade, encontram-se em situações de vidas diferentes. Além disso, eles realizam em parceria diversos projetos como: Educação Ambiental, Virtudes,Ação e cidadania, Água fonte de vida, entre outros.

Em setembro alunos da escola, juntamente com os alunos do colégio fizeram uma viagem de estudos para a Santur e Colégio Agrícola de Camboriu. Foi um dia de muita aprendizagem e isso foi possível devido a colaboração dos pais desses alunos que ajudaram no custo das passagens.

E para fechar esse trabalho de parceria com chaves de ouro, na última quarta feira, dia cinco de dezembro aconteceu o Natal Solidário nas dependências do Colégio São Luiz. Alunos e professores compartilharam os momentos maravilhosos que tiveram no decorrer do ano com muito trabalho e grandes conquistas e acreditamos que é desta forma solidária que conquistaremos os nossos objetivos.

Foram momentos de muita aprendizagem e socialização sem diferenças sociais.”Na educação as diferenças não são defeitos e sim virtudes. É a riqueza da humanidade. Nós educadoras, precisamos aprender a lidar com ela. Sem dúvida, as políticas de igualdade são importantes para permitir o acesso e a qualidade da educação para todos. Contudo, precisamos de políticas de identidade e de equidade que respeitem as diferenças e as identidades” relatam as educadoras Jakeline Angioletti Kohler e Neusa Sapeli Teixeira.


E então é Natal.... O que você fez????
Encenação do nascimento...
do Menino Jesus
Atividades interdisciplinar
Presentes doados pelos nossos amigos
Que chique que ele ficou!!!
A todos um abençoado Natal para impulsionar 2013.