terça-feira, 11 de junho de 2013

TIPOS DE COMPOSTAGENS


Visita ao SESC para vermos a amostra de compostagem

Começamos a visita vendo alguns animais empalhados e ouvimos explicações sobre os mesmos.Após fomos ver como se produzir uma mini horta utilizando o adubo da composteira, para isso usamos as garrafas pet que tinhámos levado. Primeiro passo cortar a garrafa e colocar um pouco da terra, em seguida colocar as sementinhas (feijão) cobrir com terra e molhar.
Agora em outra oficina ouvimos as explicações de como montar uma composteira (processo natural da natureza). Esse processo surgiu na China o qual foi um sucesso, devido a isso um professor daqui do Brasil resolveu ir até lá para aprender essa técnica.
Montagem da cama de bactérias:
-Palha(para a respiração)
-Serragem (carbono) para proliferação
-Terra preta
-Cascas e restos de alimentos (hidrogênio)
-Terra preta
-Serragem
-Palha
Passados vinte e cinco dias introduzir as minhocas e as centopeias (responsáveis pela transformação de tudo issso em adubo). E tudo isso é feito em um recipiente em que pelo menos um dos lados seja trasparente para que possamos ver todo o processo de transformação.
Esse foi um dos tipos de composteira , mas nós vimos mais dois tipos:
Composteira de jardim( faz-se o mesmo processo só que ao ar livre) em um espaço no próprio terreno. E também a composteira Super R3 que monta-se em latões grandes.
Por último nós assistimos uma vídeo conferência sobre Alimentação Saudável (obsidade). Na qual falou-se muito sobre os hábitos alimentares das crianças, os riscos da má alimentação.

 Bióloga Juliana explicando
 uma mini composteira
 Conhecendo um pouco mais 
sobre alguns animais
Clotilde mostrando uma composteira Super R3

Nenhum comentário:

Postar um comentário