terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PROFISSÃO PROFESSOR:

COMO FAZER A DIFERENÇA?




Nesta segunda-feira, dia vinte e cinco, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque UNIFEBE promoveu a Aula de Apresentação com a palestra “Profissão professor: como fazer a diferença?” com a egressa Neusa Sapeli Teixeira.


O evento foi aberto pela coordenadora do curso, Marcilene Popper Gomes, que afirmou que a aula de apresentação do curso é um momento muito especial principalmente para os acadêmicos que estão na primeira fase. “Esse é o momento de acolhimento, pois eles estão apostando em uma formação profissional adequada, um futuro melhor para sua vida pessoal e profissional. E a partir desse momento, a primeira fase tem oportunidade de conhecer o curso de pedagogia, qual é a missão do curso e da instituição, qual é o perfil profissional, qual é o compromisso com a sociedade. Também é a oportunidade de se integrar melhor com as demais turmas”, afirmou.

A palestrante Neusa apresentou ao público a experiência que desenvolve em uma turma multisseriada na Escola de Ensino Fundamental Profª Adelina Zierke, em Brusque. “Hoje mostrei como é possível trabalhar diversos projetos, envolver a comunidade e conseguir uma educação melhor. Os alunos saem com uma bagagem muito grande e não tem diferença entre uma escola pública e uma escola particular”, disse.

Indagada sobre como ser professor e fazer a diferença nos dias de hoje, Neusa afirmou que exerce a profissão com amor e que não se cansa de ensinar. “No próximo ano completo 30 anos em sala de aula e estou em constante aprendizagem através de cursos, leio muito, pesquiso na internet e faço o possível para levar o melhor para essas crianças”.


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

II SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO

TRAÇANDO MELHORES CAMINHOS PARA O AMANHÃ


Nos dias dezenove e vinte de fevereiro tive a oportunidade de participar desse evento com um grande grupo de educadores da rede municipal de Brusque e de outros municípios do vale.

A abertura aconteceu na noite do dia dezenove com a apresentação de várias autoridades e padre Lúcio na sua palavra de acolhida disse que o fato de estarmos naquele dia, naquele local já era um evento e que tudo é possível mudar um pouco se formos persistentes.

Já outro palestrante concluiu que não adianta gritar contra a escuridão, é preciso acender uma luz. E que nós educadores devemos sair do evento com lamparinas nas mãos.

Durante os dois dias tivemos nomes brilhantes que que nos deixaram várias reflexões sobre o tema acima abordado .
Daniel Godri- Grandes educadores constroem a identidade de muitas pessoas.
Edileide Castro- Não podemos dar ao outro aquilo que não temos.
Edigleide Rabelo- Disciplina sem relacionamento gera rebeldia.
Celso Antunes- O aluno tem que saber conhecimentos para suprir as ações.






segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DENGUE- COMO PODEMOS EVITAR?

ALUNOS E PROFESSORA DÃO CONTINUIDADE AO PROJETO: NÃO DÊ TRÉGUA A DENGUE
O projeto Não dê trégua a Dengue está sendo desenvolvido pelos alunos de terceiro a quinto anos, juntamente com a professora Neusa.
Devido ao sério problema que vem acontecendo em vários estados do nosso país é necessário fazer um trabalho de conscientização com nossos alunos, impedindo que o inseto Aedes Aegypti, causador dessa doença, chegue até nossas casas devido a simples falta de cuidados. Para isso é necessário um trabalho que envolva toda a comunidade escolar.
Esse projeto já vem sendo trabalhado desde dois mil e dois com discussões em sala de aula sobre os noticiários, leituras de panfletos e outros materiais como também a visita no cemitério da comunidade, bem próximo à escola virando os vasos que ainda possui água, pois a maioria já foi substituída por cimento, isopor, argila e tijolos de espumas. Assim é possível evitar qualquer procriação do mosquito transmissor.
Em sala de aula estamos fazendo um trabalho interdisciplinar destacando esse tema em todas as disciplinas da grade curricular diversificando as atividades da melhor forma possível.
É educando neste sentido mais amplo que a escola está construindo a si própria nesse processo coletivo e cada vez mais se aproxima da compreensão de sua verdadeira função. A qualidade do mundo é a qualidade da escola, que é a qualidade das pessoas.

 Prevenção é o melhor caminho para a nossa saúde.
 Se não tivermos tempo para cuidar de nossa saúde...
Teremos de arranjar tempo para cuidar de nossas doenças.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

JOVEM, ESPERANÇA E COMPROMISSO

QUARTA FEIRA DE CINZAS- INÍCIO DA QUARESMA.

     Na manhã desta quinta feira, dia 14, professora e alunos discutiram sobre esta caminhada espiritual comunitária que nos leva até a Páscoa. É um tempo de graça e salvação em que nos preparamos para viver de forma intensa o momento mais importante do ano litúrgico da história da salvação.
     A igreja católica, com o apoio da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil busca cada ano propor reflexões pertinentes à sociedade, entendendo que esta não deve se isentar dos problemas que afligem o ser humano. Esses fatos são muitas vezes causadores de conflitos que lamentavelmente repercutem no comportamento de nossas crianças e jovens.
   O tema proposto para 2013, “Fraternidade e Juventude” e o lema: “Eis-me aqui, envia-me” é um convite  para aprofundar a reflexão sobre a vida do jovem na igreja e na sociedade. Juventude é uma importante etapa no desenvolvimento da pessoa rumo à vida adulta. Esse tema é urgente e desafiador!
     A escola pode e deve ser um canal que desperte e promova a reflexão. Hoje ela tem sido esse espaço privilegiado para exercitar a palavra. Mais que ouvintes, é preciso formar dialogantes. Que esse tempo penitencial seja para nós uma oportunidade de vivermos com mais intensidade a conversão, fazendo a experiência do encontro com Jesus Cristo.

 Oportunidade para todos expressarem suas opiniões.
A juventude é destacada como tema da CF-2013 
 E educação é a bandeira central da juventude.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

MUTIRÃO DA LIMPEZA

MÃOS QUE SE DOAM...

O projeto horta desenvolvido na escola Adelina Zierke desde mil novecentos e oitenta e quatro,vai muito além do que uma horta no quintal da escola. A comunidade também está envolvida com um trabalho solidário. Nesta quinta feira, dia sete, fizemos um mutirão. Professora, merendeira, avô, neta e outras pessoas da comunidade empenharam-se para deixar o espaço bem legal para a chegada dos alunos que depois no decorrer do ano serão os responsáveis com o auxílio da professora e da merendeira em mantê-la.

Esse trabalho é desenvolvido sempre no contra turno e várias hortaliças são produzidas e consumidas no dia a dia da escola como suplemento da merenda escolar.

A criação da horta possibilita ao aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente e para a qualidade de vida com uma alimentação saudável.

 Avô de aluno Fazendo encanamento da água da chuva
 Arlindo Dada sempre colaborando com a escola.
 Jorge Ferrari ajudou na preparação do terreno.
Jair fazendo a limpeza da caixa de água da Placa Solar.
Horta já está preparada para fazer a plantação.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

INICIO ANO LETIVO 2013

ABERTURA DO ANO 2013 NA IGREJA CALVÁRIO 


Na tarde da útima terça feira, dia 5 de fevereiro, tivemos um grande evento com todos os educadores da rede municipal de ensino. Foi um momento de reflexões para iniciarmos esse ano com garra e responsabilidade porque a Educação de Qualidade se faz com Profissionais Comprometidos.

O prefeito Paulo Roberto Eccel falou muito bem durante o seu discurso em Paixão. Precisamos ter paixão por aquilo que fazemos. Usou uma estratégia bem legal na hora de apresentação dos funcionários: Merendeiras e serventes seriam a letra P, os coordenadores a letra A, Os diretores a letra I, os professores a letra X, os motoristas e demais responsáveis pelo transporte escolar a letra A, a equipe da secretaria da educação o til, os agentes administrativos, secretárias a letra O. Então juntando todas as letras, formamos o time da PAIXÃO e sem paixão não fazemos educação, pois ela é algo para se carregar sempre. Cada aluno que recebemos é uma caixinha de surpresa que deve ser lapidada com muito amor e carinho. E para enriquecer ainda mais nossos trabalhos cada uma das cinquenta e duas Unidades Escolares receberão uma TV LCD de quarenta e duas polegadas.

Após essa novidade, tivemos a continuidade dos trabalhos, com a brilhante palestra do consultor Erik Penna de São Paulo que trabalhou o tema: Motivação Nota dez. Segundo ele, motivação é como banho por isso deve ser constante.Ele apresentou doze dicas para ser um campeão de audiência, são elas: 1-Atenção- como anda a sua atençao para esse quisito? 2- Formação continuada- precisa inovar com formaçao e capacitação. 3-Comunicação- não é a gente que fala mas sim o outro que entende. Por isso ela deve ser clara. 4- A didática do amor- Enfatize o positivoX reclamação. É feliz quem valoriza o amor. 5- A paixão do começo- A paixão vira amor quando fizemos aquilo que gostamos. 6-Chá do sucesso- Não se cruza o mar sentando-se para admirar a água. ( conhecimento, Habilidade, atitude) 7- Persistência e comprometimento- “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como” 8-Relacionamento Identificar e sempre aprimorar. Seja um contador de histórias que todos param para escutar. 9-Evolução na Educação- O mundo está nas mãos das mulheres. 10-Foco na Solução- Os fracos tem problemas, os fortes tem solução . 11-Parabéns educador- Poderás esquecer o que você disse mais jamais irão esquecer como as fez sentir. 12-O melhor de si- Seja a mudança que você deseja ver no mundo. É preciso amar as pessoas quando elas menos merecer porque ser educador é: conselheiro, amigo, mestre, polivalente, semeador, enviado por Deus, é passar a noite sem dormir....

É preciso sempre ter em mente: Por maior que seja o seu problema jamais seu barco vai virar. São os mares bravios e agitados que formam os melhores marinheiros. Charles Chaplin diz que a vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Erik terminou a sua palestra com a música: É preciso saber viver. Foi maravilhosoooooo...


Essas pessoas nos orgulham. Quatro deles são Educadores!!
Entrega simbólica da TV - Farinha, Giovana e Guilherme
Paulo fazendo a sua fala de motivação.
Erik juntamente com as funcionárias da Adelina Zierke