quarta-feira, 27 de março de 2013

A DOR DA SAUDADE

A MORTE PASSAGEM

Há momentos na vida em que as palavras humanas não conseguem dizer tudo o que deveriam. Nós alunos e funcionárias da escola Adelina Zierke estamos vivendo um desses momentos porque perdemos uma pessoa muito querida de nossa comunidade e que compartilhou conosco seus ensinamentos durante muitos anos de sua vida.
Desde o ano de dois mil e quatro quando no governo do Sr. Hilário Zen foi inaugurado o microssistema do Samae em nossa comunidade o Sr Egydio Dada nos recebia todos os anos, juntamente com os nossos amigos do colégio São Luiz para explicar a riqueza daquele lugar e a qualidade de água que temos.
Porém, Na madrugada dessa segunda feira, dia vinte e seis, aos oitenta e um anos ele partiu para a eternidade.
Foi uma pessoa querida por todos e agora deixou de viver no mundo das criaturas e passou a viver no mundo do criador. E nós que ficamos vamos seguir em frente, afinal, a vida continua, linda e bela como sempre.
Ficamos na lembrança dos belos ensinamentos que nos deixou e dos lindos momentos que passamos juntos naquele lugar que era a vida dele em meio à natureza.

Obrigada seu Egydio em partilhar
conosco durante todo esse tempo.
 
Você sempre será aquele amigo que
 se preocupava com uma educação de qualidade.
Descanse em Paz!!!!

terça-feira, 26 de março de 2013

PÁSCOA SOLIDÁRIA

ESCOLA ADELINA ZIERKE E COLÉGIO SÃO LUIZ

    É na festa de Páscoa que comemoramos com grande alegria a Ressurreição de Jesus Cristo. Ele padeceu, sofreu, foi cruscificado, mas ressuscitou. Ele está vivo para a nossa alegria e certeza de que um dia ressuscitaremos com ELE.
     Páscoa é para nós um contínuo esforço para sermos cada dia melhores e vivermos no amor a Deus e ao próximo. Toda grande festa ou solenidade requer uma preparação e esta deve ser principalmente espiritual, fazendo boas ações, lendo bons livros, rezando melhor e sendo mais caridosos.
    É este o objetivo dessa Páscoa Solídária. Fazer o outro feliz. Viver uma vida nova e nos converter, pois assim, será possível produzir frutos de caridade, de verdade, de justiça, de união e de fraternidade.
    Tornamo-nos novas criaturas, capazes de superar práticas egoístas e interesseiras, pela partilha, pelo acolhimento e pela solidariedade com todos.
Caminhemos juntos com alegria e esperança para a Páscoa do Senhor.

 Aprendendo a ser e a conviver.
 Educadoras do colégio e da escola.
Quando todos partilham o que tem....
 
Sempre acaba sobrando.

UM GRANDE AMIGO

MENSAGEM DE PÁSCOA PARA O CABO DARLEI MAGNUS

       Alunos,  professora, e merendeira da E.E.F.Prof Adelina Zierke sentem-se orgulhosos em contar com um grande parceiro desde dois mil e quatro o cabo Darlei Magnus  como padrinho da escola. O carinho e o respeito  que as crianças tem por você, através desse projeto, reflete a importância e retorno a curto e longo prazo que esse trabalho tem demonstrado.
    Queremos agradecer  por essa parceria que vem acontecendo e também lhe desejar uma feliz Páscoa com a seguinte reflexão:
Cristo morreu, mas ressuscitou, e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes sepultadas no íntimo de nossos corações.
Nós só vivemos a Páscoa verdadeiramente quando:
                    fazemos o outro e fazemos ele feliz;
                   aceitamos as limitações dos outros
                    ajudamos o outro a libertar-se do pecado, da miséria, da fome, dos  vícios  e também da ignorância.
                   respeitamos a vida e os bens dos outros.

Que esta seja a verdade da sua Páscoa.
 
Edinara e Beatriz fizeram uma linda homenagem.
Viver mais a Fraternidade!!!!

Tempo alegre de preparação para a Páscoa.

segunda-feira, 25 de março de 2013

ÁGUA: FONTE DE VIDA



NÃO DESTRUA A FONTE DE SUA VIDA: PRESERVE-A

Após muitas leituras e reflexões sobre a água através de livros, panfletos, jornais, músicas, poesias, enfim, fomos fotografar o rio próximo à escola que é um lugar maravilhoso. Podemos sentir bem de perto esse presente da natureza.

Sabemos que a água é um dos principais elementos da natureza. Sem ela, não poderia haver vida no planeta. Conhecer melhor suas características e funções ajuda a compreender sua importância e, principalmente em tempos de desperdício, a conservá-la para que nunca falte.
Ela é fonte da vida. Não importa quem somos o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

A água é provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.


 Bem mais precioso que a terra dispõe.
Cuidar da água é cuidar da nossa saúde. 
 Temos bons motivos para cuidar com todo carinho.

quarta-feira, 20 de março de 2013

SÍMBOLO DA PÁSCOA

O COELHO 

O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pelo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. 

Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus.

Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos. Desde então as crianças sempre acreditaram no coelhinho da páscoa, a história que seus pais contavam para elas. O Coelhinho da Páscoa é a principal atração entre as crianças. 

Após uma pesquisa feita sobre o coelho, tivemos a oportunidade de saborear três. Dois com os alunos na hora da merenda e um na Assembleia de pais a noite. Quem foi a doceira que fez? É claro nossa querida merendeira, Elenita.


Olha só que surpresa tivemos!!!
  Elenita é a melhor doceira que conhecemos.
 Hum!!! Estava uma delícia mesmo.

quinta-feira, 14 de março de 2013

PÁSCOA É VITÓRIA

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

 Uma das tradições da Páscoa que é bem antiga é e pintar ovos cozidos, decorando-os com desenhos que tem origens pagãs. A Páscoa ainda é cheia de outros simbolismos como o coelho, que representa a fertilidade. Tanto os ovos como o coelho são simbolismos que não constam da Bíblia e tem origens pagãs. 

Na escola Adelina Zierke se mantém ainda a tradição. Pintamos ovos com uma espécie de cebolinha de cor avermelhada, pintamos casquinhas, cada um confecciona a sua cesta, trabalhamos com receitas. Fizemos bombons, Ovos de chocolate, amêndoas e até um delicioso bolo com formato de coelho. Acompanhe as novidades!!!
Hoje fizemos Bombons!
Ficaram lindos e ...
Deliciosos também.
 
Quem quiser a receita, entre em contato conosco.

quarta-feira, 6 de março de 2013

MÉDICA NA ESCOLA

 ATENDIMENTO MÉDICO NA ESCOLA INTERFERE NA SAÚDE DE IDOSOS DA COMUNIDADE
Desde meados de dois mil e doze, todas as primeiras quartas feiras do mês temos atendimento médico em nossa escola com a doutora Marilane Vieira Pinotti, acompanhada de um técnico em enfermagem José Adão Duarte e a agente de saúde Vanessa Radavelli todos da Unidade de Saúde de Dom Joaquim.
Esse atendimento é oferecido às pessoas idosas, os diabéticos e os hipertensos. A maioria deles com dificuldades de se locomover até o outro bairro. Então recebe um atendimento especial aqui nesse espaço que também pertence a eles.
A Saúde Pública tem como objetivo maior prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade, abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde.
Portanto, Saúde Pública tem importante papel na promoção e recuperação da saúde comunitária, na promoção de saneamento básico, na profilaxia epidemiológica, na promoção de hospitais gerais, hospitais especializados, postos de saúde, ambulatórios de saúde mental, unidades básicas de saúde e centros de atenção psicossocial.

 Saúde é um direito de todos.
 Se não  quiser adoecer, não viva sempre triste....
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam
 a saúde e trazem vida longa. O humor nos salva das mãos do doutor.

terça-feira, 5 de março de 2013

O VALOR DA ARTE- OPTAR E VALORIZAR

    O processo de produção da arte envolve algumas questões que estão diretamente ligadas à criatividade. Quando o aluno descobre a sua potência criadora, ele faz  a associação com outras áreas.
    O grande desafio é entender qual é o papel da arte na vida do indivíduo.
Essa disciplina é um  grande canal de sintonia para que as pessoas retomem o seu equilíbrio emocional e racional para poder produzir uma caminhada de superação diante de obstáculos
    A arte é a grande janela para deixar a experiência estética do indivíduo ser socializada com as outras pessoas.

A criatividade é um instrumental para produzir arte,é uma base,
        uma prerrogativa fundamental. Mas a criatividade é também
 muito mais ampla.


Ela não é um processo pronto dentro do indivíduo. Precisamos
estimular e construir essas pontes.