quarta-feira, 24 de abril de 2013

CONAE

 CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO É DISCUTIDA NA ESCOLA


Com início às sete horas e trinta minutos, reuniram-se nas dependências da E.E.F Cedro Alto, professores e funcionários das escolas Adelina Zierke e Cedro Alto, juntamente com representantes de pais, alunos e também com a presença do vereador Sr Guilherme, totalizando vinte e sete pessoas com o mesmo objetivo: discutir e entender um pouco mais sobre o tema acima citado.
Na última sexta feira, dia dezenove de abril, em reunião de diretores com a equipe da Educação no auditório da Unifebe, ficou definido os eixos que cada escola iria trabalhar. Quatro escolas ficaram com o eixo III com o tema a ser discutido: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente. ( Adelina Zierke, Cedro Alto, Isaura Gouveia Gevaerd e Luiz Gonzaga Steiner). Como a Adelina Zierke tem apenas duas funcionárias, nos reunimos com o Cedro Alto que é a escola mais próxima para esse dia de estudo.
Iniciamos com a leitura  da apresentação do documento, bem como os objetivos específicos e algumas reflexões por parte de alguns integrantes do grupo. Em seguida, dividimos em pequenos grupos onde cada um se responsabilizou em ler, pesquisar, refletir e apresentar o colóquio que a ele correspondia.
Foi um momento muito rico e com a participação de todos. As apresentações foram bem claras e com várias sugestões do grande grupo. Penso que esse dia de estudo veio aguçar um pouco a respeito das direções da escola  no que se refere ao processo de construção de sua proposta político pedagógica que se constroi na medida em que toda comunidade escolar, coletivamente, discute, analisa, se posiciona e se organiza, quer pedagogicamente, ao nível da prática cotidiana da escola, quer politicamente, no reconhecimento da educação do povo e do seu papel de contribuição para a alteração da realidade existente.
Que tipo de cidadão queremos formar? E para que tipo de sociedade ? A que está aí? Ou,dentro da sociedade que temos, a que germine o projeto de outra sociedade: a que queremos! É preciso ter uma visão de mundo, de homem, de educação, de escola e de currículo, não como elementos isolados e fragmentados, mas como elementos que se relacionam como um todo, de forma dinâmica e muitas vezes contraditórias.
 
 Leitura, pesquisa e reflexão.
 Leitura do texto no grande grupo.

         Seu Guilherme participou da nossa discussão.
      Foi um momento de trocas e aprendizagens.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

AMIGOS DO MAÇÃ


AULAS INTRODUTÓRIAS

Hoje iniciamos o Programa com as três turmas e foi muito legal. Os alunos do terceiro e quarto anos relembraram a história dos Amigos do  Zippy para os demais alunos que não conheciam.
Fizemos nosso crachá, cada um apresentou o amigo que estava ao seu lado dizendo o nome e alguma coisa de que ele mais gosta. Em seguida, o momento ficou livre para falar de alguma atividade que gostavam de fazer fora da escola.
Dando continuidade lemos o cartaz dos combinados e acrescentamos os seguintes itens: Respeitar os professores, não chamar palavrões e evitar fazer fofocas alheias.  Conhecemos os novos personagens da história através do cartaz e a história foi lida. Todos estavam atentos a cada indagação e muito participativos na hora das perguntas.
O nosso novo amigo da sala foi apresentado também. É um Hamster confeccionado pela merendeira da escola. Todos tiveram a oportunidade de pegar no colo desejar um bom dia e dar aquele abraço gostoso. Fizemos também a brincadeira : Maçã diz: Põe a mão na cabeça, eles adoraram porque pegavam de vez enquanto um amigo desatento, foi um momento de alegria.
Elegemos um líder para ajudar a coordenar as aulas dos Amigos do Maçã e o vencedor foi o Kaue, aluno do terceiro ano.
 Para finalizar, cada um recebeu uma folha para desenhar o que estava sentindo naquele momento e os desenhos falaram por eles.Alguns diziam: felizes em participar desse novo programa, felizes por estar aqui com os amigos, por ter uma família, enfim, todos os catorze alunos expressaram sentimentos de alegria e de bem estar com a vida. Em seguida receberam um caderno cada, decoraram e já colaram a primeira atividade.
Esse programa promove a saúde e o bem estar emocional de crianças. O programa não foca crianças específicas, com problemas, ou apenas aquelas que estejam em situação de risco.Ele é recomendado para todas, independentemente de histórico de vida, nível socioeconômico ou habilidades prévias.  
      
Organização dos materiais:
 cadernos, crachás, combinados....  
E muita animação para iniciar esse novo Programa

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SEMANA DA LITERATURA INFANTIL


A LEITURA TRAZ AO HOMEM PLENITUDE

      Para homenagear o escritor Monteiro Lobato, o dia dezoito de abril, foi instituído como Dia Nacional do Livro Infantil e a semana em torno dessa data está sendo muito legal e com diversas atividades.
    Nos livros aprendemos sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos. Encontramos sonhos, fantasias e emoções. Os bons livros são insubstituíveis veículos de cultura e prazer.
      O valor de um homem é aumentado pelos livros que lê. Não há maior emprego de economia do que a compra de um livro. Ele encerra as riquezas do conhecimento. Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para um bom aprendizado escolar.
     Com esse objetivo, foram feitas várias atividades em sala e entre elas a que se destacou foi a construção do seu próprio livro com textos e ilustrações. Literalmente incorporaram o papel de autores e irão ler suas obras para os demais coleguinhas com oportunidades de debate e conversa.Trabalhando dessa forma é possível entrar cada vez mais nesse mundo tão encantado de histórias, poemas, parlendas, enfim, nesse mundo de sonhos.
        Enquanto educadora, acredito que o trabalho com histórias permite as crianças viajar num mundo de encanto e cheio de surpresa, além de propiciar aos alunos bons momentos e novos conhecimentos.

 A leitura é capaz de trazer liberdade.
 Tudo é leitura,
 Basta interpretar a vida.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

PROJETO: HORTA ESCOLAR

Construir uma horta coletiva é contribuir para uma vida saudável e promover atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente.
O trabalho ecológico realizado na escola pode redefinir a relação entre alimentação e saúde publica.
Incluir o projeto Horta Escolar ao currículo, dá a possibilidade dos alunos vivenciar os ciclos da natureza, aprender sobre compostagem e além de tudo, descobrir o prazer de sentar-se juntos a mesa para fazer uma merenda de qualidade com o grupo de amigos.
Sentir-se como parte integrante da natureza é o eixo principal, cujos objetivos são de construir uma sociedade mais justa para todos e garantir a própria sobrevivência do planeta, como também, de todos que habitam nele.
Essa mudança pode começar com cada pessoa, através de pequenas ações cotidianas voltadas para a valorização da vida de todos os seres.

Alunos estão fazendo a terceira colheita de feijão.

Boas razões para uma saúde perfeita
 
 A organização do ensino por meio de projetos é um caminho de construção coletiva que permite as crianças aprender a estudar, pesquisar, exercer a crítica, argumentar, enfim, pensar.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

DIA DA MERENDEIRA- 3 DE ABRIL

PARABÉNS DONA ELENITA ANICERAS DOGNINI SARMENTO!!!!

A nossa homenagem de hoje estende-se a essa pessoa especial que com sua dedicação e comprometimento realiza suas atividades deixando o ambiente sempre limpo, agradável e além de tudo prepara uma comida deliciosa para nossas crianças.


Você é uma profissional que faz do seu trabalho uma busca constante pela qualidade de vida, nutrição e bem estar de todos da Unidade Escolar.

A boa comida sempre vem de pessoas criativas que ousam arriscar um tempero diferente, assim como os autores arriscam uma nova estratégia ou mesmo brincam com a gramática.

Boa comida sempre vem de rostos felizes e mãos habilidosas; somente pessoas generosas conseguem não só cozinhar, mas realizar uma verdadeira obra.

Parabéns pelo seu dia!!!

 Você  é uma pessoa especial.
 É admirada e amada por todos.
Este é o motivo de uma linda homenagem.