quarta-feira, 26 de junho de 2013

QUEM LÊ VIAJA PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO

VISITA DA ESCRITORA TEREZINHA VIECELLI

Recebemos na manhã dessa terça- feira, dia vinte e cinco, a presença da escritora brusquense Terezinha. No início ela comentou um pouco sobre sua vida pessoal suas experiências e claro sua vida profissional.
Quando ela ainda era criança adorava escrever, aos seis anos já era alfabetizada, e escrevia tanto que as professoras da época e seus pais reclamavam, pois ela gastava muitos papéis, porém ela vivia feliz da vida, fazendo o que gostava.
Aproveitou o momento para enfatizar sobre a importância da leitura e escrita para um bom desempenho profissional, conquistando seus objetivos sem perder  a humildade que está acima de tudo.
Terezinha relatou suas experiências enquanto viveu no estado de Amazônia e toda a aprendizagem adquirida, conviveu com índios e falou sobre algumas curiosidades dos mesmos; que os animais que caçavam para sua sustentação eram assados com pele e tudo, a bebida era feita com milho mascado pelas mulheres idosas da tribo, a qual ficava armazenada em um recipiente até fermentar.
Outra curiosidade que ela nos falou foi sobre a pintura facial dos índios. Quando eles faziam pinturas na horizontal era guerra e na vertical era festa. Mas ela ficou encantada com a experiência, dizendo que aprendeu muito com os Índios, pois eles são puros, sem maldade nenhuma no coração, trabalham em equipe e tudo que se pesca e planta é dividida e as partes melhores são para as crianças e os idosos.
      Falou sobre suas obras e apresentou a Zinha e o indiozinho Cariri. Com muito orgulho falou do sucesso de seu trabalho, pois, já recebeu muitos prêmios e um deles foi medalha de ouro com o livro O Indiozinho Cariri, livro esse que ela contou a história e dramatizou aos alunos, eles adoraram e no final ela vendeu alguns livros autografados.


 Terezinha apresentando algumas das suas obras.
Uma viagem através do conhecimento. 
 O olhar que o professor imprime em seus projetos
influencia o aprendizado e a construção da identidade 
dos alunos.
Imersos em um clima de aventura e descoberta,
os alunos estarão prontos para assimilar informações
e sedimentar um conhecimento que não será apenas 
memorizado, mas que se tornará simplesmente inesquecível

sexta-feira, 21 de junho de 2013

FESTA JUNINA- 2013


UMA FESTA DE ARROMBA!

As Festas Juninas oferecem um amplo espaço para a troca de informações e experiências. Devido a isso e conforme costume alunos, professoras e merendeira fizeram uma linda festa.
Os alunos organizaram casamento caipira e ficaram responsáveis pelo som. Os personagens do casamento foram: Noivos: Maria e Luan Fleck, Padre: Luan Colzani, Os pais da noiva: Leonardo e Beatriz, Os pais do noivo: Edinara e Leonardo Rossi , Os padrinhos das alianças: Lucas e Kaue e os demais eram os convidados. A escola ofereceu cachorro quente, pipoca ( doce e salgada), batata doce, paçoca, pinhão, bala de banana e suco natural.
Além do casamento, houve diversas brincadeiras como: dança da cadeira, dança em pares e nos divertimos muito assistindo o filme: As Aventuras de Pi. Trabalhando dessa forma é possível a aproximação da escola com a realidade do aluno e agir em benefício de seu desenvolvimento.

Viva São Pedro, Santo Antônio e São João!!
Professoras com a noiva, Lucas e Leo.
Mês de alegria e muita folia.
 Casal lindo!
Nossa!!!Que beijo gostoso!!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ALUNOS MONTAM MAQUETE DE FLORESTA TROPICAL

       As florestas tropicais são extremamente quentes e úmidas e por isso suas árvores permanecem verdes durante o ano inteiro. Quase metade das espécies vegetais do planeta vive nessas matas.
       Elas abrigam o maior número de plantas e animais da terra. São formadas basicamente de árvores que, vistas de cima parecem um enorme tapete verde.
       A floresta tropical apresenta camadas diferentes. Além das árvores, existem outros tipos de seres vivos.
       Esse trabalho foi feito, após leituras e discussões sobre o jornal Amigos da Natureza enviado pela Secretaria da Educação e que ainda estamos trabalhando por ser um material rico e com diversas atividades.
       Trabalhar a natureza é ressaltar a importância da preservação dos ambientes naturais para todos os seres vivos e identificar as necessidades vitais de cada um para a sua sobrevivência.

 Utilizamos: argila, musgos, vidro com tampa
cipós, gravetos, folhas secas, papel crepom.
 Muita atenção nos passos  a seguir.
 A predomínio de árvores de grande porte
 e com vastas copas que permanecem verdes
 durante  o ano inteiro.
 Foram feitas quatro florestas em grupos.
 E a aprendizagem sem dúvida: significativa.

terça-feira, 11 de junho de 2013

INAUGURAÇÃO

A comunidade de Ribeirão do Mafra está muito feliz, pois,a igreja de São João Batista será inaugurada no próximo domingo, dia dezesseis às nove horas 
com a presença do Bispo Dom Vilson. Logo após será servido um delicioso carretreiro.

 Muita beleza e conforto.
 Grande conquista da comunidade.
 Venha conhecer!!!
Esta é a atual igreja.

TIPOS DE COMPOSTAGENS


Visita ao SESC para vermos a amostra de compostagem

Começamos a visita vendo alguns animais empalhados e ouvimos explicações sobre os mesmos.Após fomos ver como se produzir uma mini horta utilizando o adubo da composteira, para isso usamos as garrafas pet que tinhámos levado. Primeiro passo cortar a garrafa e colocar um pouco da terra, em seguida colocar as sementinhas (feijão) cobrir com terra e molhar.
Agora em outra oficina ouvimos as explicações de como montar uma composteira (processo natural da natureza). Esse processo surgiu na China o qual foi um sucesso, devido a isso um professor daqui do Brasil resolveu ir até lá para aprender essa técnica.
Montagem da cama de bactérias:
-Palha(para a respiração)
-Serragem (carbono) para proliferação
-Terra preta
-Cascas e restos de alimentos (hidrogênio)
-Terra preta
-Serragem
-Palha
Passados vinte e cinco dias introduzir as minhocas e as centopeias (responsáveis pela transformação de tudo issso em adubo). E tudo isso é feito em um recipiente em que pelo menos um dos lados seja trasparente para que possamos ver todo o processo de transformação.
Esse foi um dos tipos de composteira , mas nós vimos mais dois tipos:
Composteira de jardim( faz-se o mesmo processo só que ao ar livre) em um espaço no próprio terreno. E também a composteira Super R3 que monta-se em latões grandes.
Por último nós assistimos uma vídeo conferência sobre Alimentação Saudável (obsidade). Na qual falou-se muito sobre os hábitos alimentares das crianças, os riscos da má alimentação.

 Bióloga Juliana explicando
 uma mini composteira
 Conhecendo um pouco mais 
sobre alguns animais
Clotilde mostrando uma composteira Super R3

terça-feira, 4 de junho de 2013

NOVA EMPRESA NA COMUNIDADE

SUCO DE LIMÃO VIEIRA

A convite do proprietário do estabelecimento,
Edirlei Peixoto dos Santos, tivemos a oportunidade
 de conhecer essa nova empresa que vai atender
 boa parte do comércio de nossa cidade.


 Edirlei explicou todos os passos. Começando
 pela área suja, onde o limão chega
 e os procedimentos para passar para outra área.

 Neste local os litros são enchidos e passa para a área

 seguinte onde é colocado o rótulo e encaixotados.
Daqui já vai para vários supermercados.

Na empresa é vendido o litrão a oito reais e a garrafa
 de quinhentos ml a dois e oitenta.

DIA DO DESAFIO- 29 DE MAIO

ALUNOS E PROFESSORA PARTICIPAM DE UMA PASSEATA DE BICICLETA NO DIA DO DESAFIO.
                                                                                                                                                                                             Essa atividade teve como objetivo estimular a prática de atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta feira do mês de maio, o evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física por no mínimo 15 minutos consecutivos em benefício da saúde.
Espera-se que a partir desse momento de mobilização, a prática diária de exercícios se torne um hábito permanente na vida da população.


Trajeto feito foi à Rua: Batista Silva.
 Aproveitamos esse passeio ciclístico e fomos conhecer
a fábrica de engarrafamento de suco
 Limão Vieira na comunidade.
 A primeira parada foi em frente a nossa linda igreja
 que será inaugurada no próximo dia dezesseis 
com a presença de Dom Vilson.
Foi um dia muito especial. Essa galerinha vale ouro!!!

PROGRAMA: AMIGOS DO MAÇÃ

Hamster: espertos e divertidos.

Este programa está sendo muito legal. Vejam só, já estamos com uma linda família de Hamster confeccionados pelos alunos.

 Aulas semanais com a participação de todos.
Essa família já tem um nome escolhido através de uma eleição:
FAMILIHAMSTER