VISITA DE ESTUDOS NA CHÁCARA EDITH
Na manhã desta quinta- feira, alunos e professoras
tiveram a oportunidade de conhecer sobre a grande diversidade de fauna e flora
existente bem no coração da nossa cidade.
Fomos
recepcionados pela bióloga Adriana e pelo proprietário Wilson Moreli que nos
informaram muito bem sobre a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural de
Brusque) e a importância de ter um ambiente como esse que auxilia nos estudos dos alunos como também nas
pesquisas de professores.
A bióloga Adriana deu início ao estudo com uma
palestra onde mostrou vídeos e fotos de várias espécies de animais e vegetais e
ressaltou a importância de cada um para o equilíbrio ambiental. Neste
momento houve interação de alunos e professores conforme suas curiosidades.
Em seguida fomos para a trilha e durante o trajeto,
obtivemos explicações e várias paradas para observações sobre plantas, pegadas
de animais, tocas, poluição nas margens do rio Poço Fundo que passa pelo local.
Enfim, tivemos a oportunidade de
conhecer algumas plantas como; figueira estranguladora, bromélias, cipó escada
de macaco, lírio do brejo, caité entre outros.
Vimos algo que não é comum em locais como esse, o
desbarrancamento em algumas áreas, fato esse ocorrido devido ao excesso das chuvas
do ano de dois mil e oito. Passamos por lugares úmidos habitat preferido dos anfíbios.
A natureza é
tão sábia que nenhum elemento é disperdiçado e sim reaproveitado é fácil de
perceber ao andar pelas trilhas sob folhas secas, restos de madeiras, musgos,
etc. Todo esse material é decomposto e
reabsorvido através das raízes das plantas transformando-se no seu próprio
alimento.
Devido a grande quantidade de espécies animais e
vegetais existentes no local e conhecendo a função de cada um naquele espaço é
possível promover educação ambiental formando adultos mais conscientes e dessa
forma atuando como multiplicadores que contribuem para a transformação de uma
sociedade mais sensíveis aos problemas ambientais
Os problemas de degradação da natureza necessitam de
atenção especial, tanto das instituições federais, estaduais e municipais,
quanto pela sociedade e escolas. É indispensável que se desenvolva hábitos e
atitudes de preservação e recuperação ao meio ambiente, pois só assim poderemos
ter uma melhor qualidade de vida.
Do conhecimento cotidiano ao científico.
Formação de pessoas críticas capazes de interpretar
o seu contexto social.
A observação é a fonte mais eficaz para o
professor se aproximar da aprendizagem do aluno.
Despertar a consciência pela preservação.
Os seres humanos precisam saber usar os
recursos que a natureza nos oferece para nunca faltar.