quinta-feira, 4 de julho de 2013

EDUCAR PARA A AUTONOMIA

PROFESSOR QUE APRENDE A ESTUDAR ENSINA ESTUDAR!

Na manhã desta quarta feira dia três fui convidada por uma equipe de educadores do município de Guabiruba para participar de uma formação continuada de professores.
O objetivo era mostrar um pouco do trabalho que vem sendo realizado na escola Adelina Zierke através de projetos. As três coordenadoras da secretaria municipal de educação estavam presentes durante toda a manhã juntamente com o grupo de professoras da escola Edeltrudes Wippel. .
Foi exposto a respeito dos temas dos projetos que poderão ser escolhidos e elaborados a partir de uma notícia de jornal, de um filme, de um acontecimento, enfim de algo que rodeia o aluno e que chama a sua atenção, culminando com o sucesso da empreitada.
       Ao trabalharmos com projetos interdisciplinares enfocamos a construção de uma escola implantada na realidade e aberta às diversificadas relações sociais. Através da problematização e trabalho com projetos o aluno passa a ser co-autor de sua aprendizagem, decide e compromete-se com a mesma, assume responsabilidades, e sendo agente do seu saber, constrói e produz um conhecimento com sentido e utilidade.
 Com a interdisciplinaridade através dos projetos rompem as barreiras que separam as disciplinas. O ambiente da escola torna-se um local onde todos atuam com criatividade e responsabilidade, discutindo, realizando e avaliando as atividades, como também, as posturas educacionais. 

      No entanto, o projeto com objetivo mal definido tem ampla chance de fracasso. Não se sabendo onde se deve chegar não se chega a lugar nenhum. Mario Sérgio Cortella cita o filme “Alice no país das maravilhas”, quando Alice diz ao gato que está perdida, e ele pergunta para onde ela vai ao que responde que não sabe então ele diz: -“para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”.


    Devemos aproveitar a sabedoria das histórias infantis e idealizar projetos bem planejados. Estabelecer um projeto é definir um resultado a ser alcançado. É assim que se constrói o ato de aprender e ensinar e se imagina a interação professor-aluno.

 Jakeline com seu grupo de professoras
Coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação
e as educadoras Neusa e Jakeline.

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