quarta-feira, 26 de junho de 2013

QUEM LÊ VIAJA PELO MUNDO DA IMAGINAÇÃO

VISITA DA ESCRITORA TEREZINHA VIECELLI

Recebemos na manhã dessa terça- feira, dia vinte e cinco, a presença da escritora brusquense Terezinha. No início ela comentou um pouco sobre sua vida pessoal suas experiências e claro sua vida profissional.
Quando ela ainda era criança adorava escrever, aos seis anos já era alfabetizada, e escrevia tanto que as professoras da época e seus pais reclamavam, pois ela gastava muitos papéis, porém ela vivia feliz da vida, fazendo o que gostava.
Aproveitou o momento para enfatizar sobre a importância da leitura e escrita para um bom desempenho profissional, conquistando seus objetivos sem perder  a humildade que está acima de tudo.
Terezinha relatou suas experiências enquanto viveu no estado de Amazônia e toda a aprendizagem adquirida, conviveu com índios e falou sobre algumas curiosidades dos mesmos; que os animais que caçavam para sua sustentação eram assados com pele e tudo, a bebida era feita com milho mascado pelas mulheres idosas da tribo, a qual ficava armazenada em um recipiente até fermentar.
Outra curiosidade que ela nos falou foi sobre a pintura facial dos índios. Quando eles faziam pinturas na horizontal era guerra e na vertical era festa. Mas ela ficou encantada com a experiência, dizendo que aprendeu muito com os Índios, pois eles são puros, sem maldade nenhuma no coração, trabalham em equipe e tudo que se pesca e planta é dividida e as partes melhores são para as crianças e os idosos.
      Falou sobre suas obras e apresentou a Zinha e o indiozinho Cariri. Com muito orgulho falou do sucesso de seu trabalho, pois, já recebeu muitos prêmios e um deles foi medalha de ouro com o livro O Indiozinho Cariri, livro esse que ela contou a história e dramatizou aos alunos, eles adoraram e no final ela vendeu alguns livros autografados.


 Terezinha apresentando algumas das suas obras.
Uma viagem através do conhecimento. 
 O olhar que o professor imprime em seus projetos
influencia o aprendizado e a construção da identidade 
dos alunos.
Imersos em um clima de aventura e descoberta,
os alunos estarão prontos para assimilar informações
e sedimentar um conhecimento que não será apenas 
memorizado, mas que se tornará simplesmente inesquecível

Nenhum comentário:

Postar um comentário