quinta-feira, 29 de agosto de 2013

RPPN NO CORAÇÃO DE BRUSQUE

VISITA DE ESTUDOS NA CHÁCARA EDITH

        Na manhã desta quinta- feira, alunos e professoras tiveram a oportunidade de conhecer sobre a grande diversidade de fauna e flora existente bem no coração da nossa cidade.

 Fomos recepcionados pela bióloga Adriana e pelo proprietário Wilson Moreli que nos informaram muito bem sobre a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural de Brusque) e a importância de ter um ambiente como esse que auxilia  nos estudos dos alunos como também nas pesquisas de professores.
A bióloga Adriana deu início ao estudo com uma palestra onde mostrou vídeos e fotos de várias espécies de animais e vegetais e ressaltou a importância de cada um para o equilíbrio ambiental. Neste momento houve interação de alunos e professores conforme suas curiosidades.
Em seguida fomos para a trilha e durante o trajeto, obtivemos explicações e várias paradas para observações sobre plantas, pegadas de animais, tocas, poluição nas margens do rio Poço Fundo que passa pelo local. Enfim, tivemos a oportunidade  de conhecer algumas plantas como; figueira estranguladora, bromélias, cipó escada de macaco, lírio do brejo, caité entre outros.
Vimos algo que não é comum em locais como esse, o desbarrancamento em algumas áreas, fato esse ocorrido devido ao excesso das chuvas do ano de dois mil e oito. Passamos por lugares úmidos habitat preferido dos anfíbios.
 A natureza é tão sábia que nenhum elemento é disperdiçado e sim reaproveitado é fácil de perceber ao andar pelas trilhas sob folhas secas, restos de madeiras, musgos, etc. Todo esse material  é decomposto e reabsorvido através das raízes das plantas transformando-se no seu próprio alimento.
Devido a grande quantidade de espécies animais e vegetais existentes no local e conhecendo a função de cada um naquele espaço é possível promover educação ambiental formando adultos mais conscientes e dessa forma atuando como multiplicadores que contribuem para a transformação de uma sociedade mais sensíveis aos problemas ambientais
Os problemas de degradação da natureza necessitam de atenção especial, tanto das instituições federais, estaduais e municipais, quanto pela sociedade e escolas. É indispensável que se desenvolva hábitos e atitudes de preservação e recuperação ao meio ambiente, pois só assim poderemos ter uma melhor qualidade de vida.

Do conhecimento cotidiano ao científico.
Formação de pessoas  críticas capazes de interpretar
o seu contexto social.
A observação é a fonte mais eficaz para o 
professor se aproximar da aprendizagem do aluno.

Despertar a consciência pela preservação.
Os seres humanos precisam saber usar os
 recursos que a natureza nos oferece para nunca faltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário