quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Reconciliar ação e conhecimento na sala de aula.

PROJETO : CAMINHOS DA HISTÓRIA

         História é vida e conhecimento. Fazemos história o tempo todo em todos os lugares. É só pensar na nossa história de vida, história da comunidade, da família, da cidade, de onde viemos, lugares que já vivemos as mudanças, o que permanece, enfim, as transformações que ocorreram na vida e no espaço em que estamos inseridos.
        A história é antes de tudo uma prática social, construída na vida real por homens e mulheres e que deveria ser vivida e transformada em conhecimento através da sala de aula, pois, aprender a história local e do cotidiano é parte do processo ensino aprendizagem individuais e coletivas sendo fundamental para que os sujeitos possam se situar, compreender e intervir no espaço local em que vivem como cidadãos críticos.
Na manhã desta quarta feira voltamos ao museu para dar continuidade a um projeto que iniciamos no mês de março. Chegando lá, o professor Edu já estava a nossa espera, e ao perceber as expectativas de aprendizagem das crianças deu inicio ao trabalho. Com seu vasto conhecimento supriu os interesses, as curiosidades e os anseios em relação a história e colonização de  Brusque. Foi um momento maravilhoso com muita aprendizagem.
Enquanto educadoras acreditamos que é por meio de trabalhos como este que é possível dar um passo importante na busca de práticas interdisciplinares, sempre com o objetivo de incorporar os temas transversais ( ética, saúde, meio ambiente e pluralidade cultural) . O professor tem o privilégio de mediar as relações entre os sujeitos, o mundo e os conhecimentos.


 Nossos amigos parceiros do São Luiz
Para mudar é necessário compreender
 que nós fazemos História. 
 No meio social em que vivemos, 
construímos nossas Histórias.
Edu sabe fazer e ensinar História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário