sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO IDOSO PARA A HISTÓRIA

QUANDO A ESCOLA E A COMUNIDADE DIALOGAM

     No dia de hoje fizemos a Mostra de Pesquisa na escola e um projeto que viemos trabalhando e que se destaca é Caminhos da História. Trabalho iniciado no mês de março no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim com os professores Edu Gevaerd e Marlus Niebuhr e que demos continuidade durante o ano na comunidade. Hoje com a visita especial de alguns idosos.
     É fundamental preservar a memória daqueles que não tem lugar nos manuais de história.Através de seus relatos tivemos a oportunidade de certa forma, a vivenciar o momento já passado através de pessoas que estiveram presentes, fazendo-nos pensar de que a história está mais próxima do que imaginava nos livros didáticos e que também fazem parte de processos históricos.
     Experiências vividas por esse grupo de alunos mostram que a parceria com a comunidade proporciona aprendizagens significativas a todos os envolvidos. Quanto mais a comunidade escolar conhecer a história do bairro, sentirem o espaço físico, souberem sobre as características que o compõem, maior será a potencialidade de apropriação afetiva e cognitiva dos sujeitos que são seus vizinhos, fortalecendo a relação entre a escola e o bairro.
      Penso que trazer idosos,  fontes históricas (como objetos, documentos e imagens) para a sala de aula e ensinar os alunos a trabalhar com elas para elaborar informações é tarefa do professor. É necessário que eles aprendam mais do que está nos livros. Para isso, precisam relacionar dados e conhecer os procedimentos de produção e de uso das fontes a que recorrem historiadores e arqueólogos. Trabalhando desse modo desde cedo, é possível uma educação para o patrimônio.

 Albino Russi  e Arno Hort foram os professores
no dia de hoje. ( 90  e 91 anos) 
 O homem e suas histórias.
 Visita a casa do Seu Albino Russi.
 Quando a escola vai além dos próprios muros.


 É o sujeito que faz dos objetos instrumentos de informação.
 O homem que nunca foi à escola mas 
sabe ler. Comprou uma biblia no seminário
com as letras bem grandes e aprendeu sozinho.
Nunca é tarde para aprender ,
 sempre é hora de ensinar. 



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