quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PROJETO CAMINHOS DA HISTÓRIA

CADA UM TEM SUA HISTÓRIA

Brusque é uma cidade com muitas histórias. Encontramos nos recortes de jornais antigos, no museu Arquideocesano Dom Joaquim, na casa de Brusque, ou até mesmo no fundo do baú de algumas residências. Constatamos isso  na visita que fizemos ao museu no dia quinze de março com o início do projeto: Caminhos da Historia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e que terá continuidade até o final do ano com as visitas de estudos.
Brusque tem memória. Está na arquitetura das casas antigas, está nos paralelepípedos das ruas, na variação linguística de seu povo. Mas está, sobretudo na memória de seus habitantes mais antigos. E é exatamente esta memória que a E.E.F.Profª Adelina Zierke vem resgatando há muitos anos.
A sensibilidade dos alunos e professores gerou resultados valorosos. As crianças formularam perguntas aos idosos, pediram e conseguiram empréstimos de objetos antigos como: pilão, gamela, máquina de escrever, de costura além de muitos outros.
A participação das crianças foi muito além do que esperávamos, pois houve o envolvimento de toda a família. Assim, nossos alunos vão se inteirando do passado, como era a vida de seus pais, avós e bisavós.
Após a elaboração de perguntas muito inteligentes, o passo seguinte foi levar essas questões por parte dos professores a alguns idosos da comunidade. Porém não foi negado as crianças o direito dos mesmos perguntarem a estes idosos. E quando eles vieram a nossa escola observamos não crianças curiosas, mas jovens cidadãos querendo resgatar suas raízes.

A E.E.F.Profª Adelina Zierke luta para não deixar a memória de Brusque se perder no tempo. Aqui todas as disciplinas do currículo de maneira variada, transformaram os idosos no tema principal das aulas durante um bom tempo. As atividades promoveram o encontro de gerações entre famílias e suas fases da vida.

Aprendendo com os avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário