terça-feira, 29 de março de 2016

EDUCAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

   O presente trabalho se justifica devido a sua importância social, proporcionando alternativas de melhorias na alimentação, nutrição promovendo um ambiente saudável e seguro, melhorando a educação e o potencial de aprendizagem.                                                                                                                      
   Através deste projeto, reconhecemos a importância das mais diversas informações objetivando a incessante busca do saber e da qualidade de vida com saúde e bem estar englobando o meio natural para o desenvolvimento sustentável, incutindo nas crianças a responsabilidade que permite modo de preservar, cultivar, produzir e economizar, do meio no qual elas vivem. Sendo que o bem estar não se restringe somente a um determinado assunto, mas a um futuro harmonioso que necessita de pessoas que saibam se relacionarem com qualidade e a escola não é a única por uma mudança estrutural na questão do ensinar e do aprender.

   No entanto, esse intercâmbio com a participação da comunidade é importante. O objetivo central é valorizar a vida: Podendo abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências, resgatando e incentivando hábitos, valores, atitudes, respeito e demonstrando que a através das Plantas, da Horta escolar, com extensão nas famílias e o cuidado com as nascentes na utilização de suas águas, amplia- se o entendimento dos alunos para o exercício da cidadania, levando os conhecimentos adquiridos na escola para dentro de suas casas, de forma que esta ação ganhe significado na medida em que a qualidade de suas vidas mude para melhor.    


 Oportunizando a comunidade a reconhecer o grande esforço da escola em promover o desenvolvimento local e mostrar que pequenos gestos podem fazer a diferença no resgate da cultura, na educação e da conservação de um mundo melhor. Assim a horta assume esse papel importante no resgate da cultura a alimentar, ambiental e social.

Desenvolver o cultivo de plantas, flores e hortaliças na escola e nas famílias do Bairro São João, para que desperte nos alunos e na comunidade o interesse pela educação alimentar e a conscientização para um ambiente de vida mais saudável.

Manejo na construção dos canteiros e o cultivo das plantas

                     Resgatar o nível de socialização entre escola e comunidade;
                     Despertar o interesse das crianças para conhecimento do processo de
           Germinação;
                     Dar oportunidade aos alunos de aprender o cultivo e o manejo na construção dos canteiros;
                     Selecionar as mudas;
                     Inserir a escola junto à comunidade;
                     Implantar Horta e o cultivo de Plantas na escola e nas famílias para a contribuição como fonte de vida na qual, todos se sintam responsáveis;
                     Conscientizar a necessidade dos recursos naturais;
                     Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto indisciplinar;
                     Gerar relações solidárias e fraternas.

   Os métodos a serem adotados permitirão o envolvimento de alunos, professoras, direção, merendeira, escola, comunidade num trabalho multidisciplinar que todos os envolvidos se comprometerão em realizar os objetivos propostos:

                     Pesquisa com a finalidade de uma extensão da horta escolar nas famílias.
                     Organização dos canteiros com adubo orgânico (composteira escolar).
                     Recuperação das hortas já existente,
                     Construção dos canteiros de tamanhos variados,
                     Seleção das espécies a serem cultivadas,
                     Receitas e o valor nutricional,
                     Vídeo e materiais didáticos relacionados com alimentação saudável e os seus nutrientes.
                     Ensinando e aprendendo como cultivar as plantas e hortaliças e o manejo com as culturas, épocas de plantio e colheita.


















Os alunos são acompanhados e auxiliados pelas professoras que dão suporte para o desempenho e manutenção da horta e das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário