terça-feira, 29 de março de 2016

ÁGUA TESOURO DA VIDA

     O CMEI Profª. Adelina Zierke, em sua metodologia sempre teve a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno esta inserido, de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.


    Diante disto, escola realiza diversas pesquisas, através de visitas a toda a comunidade escolar investigando suas preocupações, sonhos e anseios. Destacam-se as relacionadas com o caráter e dignidade, a importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer nunca que o sustento vem da terra e que a ÁGUA é a fonte de VIDA.

  O projeto foi elaborado com a intenção de trabalhar a temática ambiental nos currículos, no convívio escolar e por meio de projetos de Educação Ambiental inseridos na proposta educativa da escola e na comunidade onde esta localizada. Visa ainda promover a formação continuada dos professores no tema, desencadeando ações de reflexão sobre a sua prática profissional, as possibilidades de transversalizar o tema e de refletir sobre suas próprias atitudes e procedimentos, frente aos conteúdos de ensino e aprendizagem.

   O que queremos é que toda a comunidade escolar esteja envolvida, pois o objetivo maior deste trabalho é a conscientização da importância de um dos bens mais preciosos dos seres vivos, como também, formar pessoas amorosas e sensíveis à natureza, a uma educação para a cidadania, que forma sujeitos atentos aos problemas socioambientais e capazes de interferir nas decisões da sociedade.

   Para isso é preciso que o professor seja também um pesquisador, condição fundamental para um trabalho com questões sociais atuais, como é a questão ambiental.


ALGUMAS ATIVIDADES QUE FORAM FEITAS NA SEMANA DA ÁGUA:

  
·         Trilha no rio da comunidade.









      Confecção de cartaz com o tema água o tesouro da vida;




·         Coleta de vários tipos de água (água da lagoa, água do rio, água do poço e água da Samae.);







·        Conhecer os estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso;







Observação: Este projeto terá continuidade no decorrer do ano, inclusive com a visita no micro sistema do SAMAE aqui da comunidade que não foi possível fazer durante esta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário