quarta-feira, 24 de abril de 2013

CONAE

 CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO É DISCUTIDA NA ESCOLA


Com início às sete horas e trinta minutos, reuniram-se nas dependências da E.E.F Cedro Alto, professores e funcionários das escolas Adelina Zierke e Cedro Alto, juntamente com representantes de pais, alunos e também com a presença do vereador Sr Guilherme, totalizando vinte e sete pessoas com o mesmo objetivo: discutir e entender um pouco mais sobre o tema acima citado.
Na última sexta feira, dia dezenove de abril, em reunião de diretores com a equipe da Educação no auditório da Unifebe, ficou definido os eixos que cada escola iria trabalhar. Quatro escolas ficaram com o eixo III com o tema a ser discutido: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente. ( Adelina Zierke, Cedro Alto, Isaura Gouveia Gevaerd e Luiz Gonzaga Steiner). Como a Adelina Zierke tem apenas duas funcionárias, nos reunimos com o Cedro Alto que é a escola mais próxima para esse dia de estudo.
Iniciamos com a leitura  da apresentação do documento, bem como os objetivos específicos e algumas reflexões por parte de alguns integrantes do grupo. Em seguida, dividimos em pequenos grupos onde cada um se responsabilizou em ler, pesquisar, refletir e apresentar o colóquio que a ele correspondia.
Foi um momento muito rico e com a participação de todos. As apresentações foram bem claras e com várias sugestões do grande grupo. Penso que esse dia de estudo veio aguçar um pouco a respeito das direções da escola  no que se refere ao processo de construção de sua proposta político pedagógica que se constroi na medida em que toda comunidade escolar, coletivamente, discute, analisa, se posiciona e se organiza, quer pedagogicamente, ao nível da prática cotidiana da escola, quer politicamente, no reconhecimento da educação do povo e do seu papel de contribuição para a alteração da realidade existente.
Que tipo de cidadão queremos formar? E para que tipo de sociedade ? A que está aí? Ou,dentro da sociedade que temos, a que germine o projeto de outra sociedade: a que queremos! É preciso ter uma visão de mundo, de homem, de educação, de escola e de currículo, não como elementos isolados e fragmentados, mas como elementos que se relacionam como um todo, de forma dinâmica e muitas vezes contraditórias.
 
 Leitura, pesquisa e reflexão.
 Leitura do texto no grande grupo.

         Seu Guilherme participou da nossa discussão.
      Foi um momento de trocas e aprendizagens.

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